domingo, 30 de maio de 2010

Tese de Alex Primo

Viajando na internet encontrei esse maravlhoso video da tese de Alex Primo.
vale apena ver e refletir
postado por Vicentina
um abço.

Tecnologia e Educação - formação de professores!

Gostaria de destacar a importância da autonomia, enquanto característica que agrega também consigo qualidades como a iniciativa e a capacidade de avaliação crítica, no contexto do processo educacional que abrange o universo de potencialidades das tecnologias da informação e da comunicação.


A partir desta idéia, vale destacar a obra de Paulo Freire "Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa" como referência para a formação de professores adequada às necessidades atuais, as quais incluem práticas pedagógicas apropriadas para construir a autonomia dos educandos.

Paulo Freire destacou-se como um educador preocupado com o uso das tecnologias, que não as negava, mas incentivava seu uso discutindo sempre em benefício de que de de quem.


FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, 1999. Disponível para download em:

http://portal.mda.gov.br/portal/saf/arquivos/view/ater/livros/Pedagogia_da_Autonomia.pdf

Abraços, Giane!!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

A INTERNET E A NOVA REVOLUÇÃO NA COMUNICAÇÃO MUNDIAL

Encontrei este texto em minhas viagens virtuais e achei interessante esta leitura.
A INTERNET E A NOVA REVOLUÇÃO NA COMUNICAÇÃO MUNDIAL
Raquel da Cunha Recuero


.....

Tamanha reviravolta está sendo revivida neste final de século. Com o surgimento de um novo meio de comunicação, o mais completo já concebido pela tecnologia humana: a Internet. O primeiro meio a conjugar duas características dos meios anteriores: a interatividade e a massividade. O primeiro meio a ser, ao mesmo tempo, com o alcance da televisão, mas com a possibilidade de que todos sejam, ao mesmo tempo, emissores e receptores da mensagem. É a aldeia global de McLuhan concretizada muito além do que ele havia previsto. Uma aldeia repletas de vias duplas de comunicação, onde todos pode construir, dizer, escrever, falar e serem ouvidos, vistos, lidos. Com o surgimento deste novo meio, diversos paradigmas começam a ser modificados e nossa sociedade depara-se com uma nova revolução, tanto ou mais importante do que a invenção da escrita. O paradigma do pensamento linear está sendo superado por um novo paradigma: o pensamento hipertextual, que organiza-se sob a forma de associações complexas, considerado muito mais apto e completo para descrever e explicar os fenômenos do que o linear. Ao mesmo tempo, o advento do ciberespaço, um espaço novo, não concreto, mas igualmente real sugere uma reconfiguração dos espaços já conhecidos, das relações entre as pessoas e da própria estrutura de poder. Como meio de comunicação, a Rede, como também é conhecida, veio a preencher o coração da Sociedade da Informação, imaginada e criticada por pensadores como CASTELLS(1999). A informação passa a constituir a matéria-prima de nossa sociedade, fonte não apenas de capital, mas também de poder. E um espaço inteiramente constituído de informação, como a Internet, passa a ter um papel central nessa nova sociedade, tanto em termos de circulação de capital, como em termos de reconfiguração do espaço e das relações sociais. Este espaço, denominado por muitos como ciberespaço, ou espaço virtual é o cerne da revolução desta virada de século. O ciberespaço é um não-lugar. Não concreto, não físico, mas real.
pontomidia.com.br/raquel/revolucao.htm -

segunda-feira, 24 de maio de 2010

MÚSICA E TECNOLOGIA

Considera-se que a Linguagem Musical é uma Linguagem Universal. O trabalho com música desenvolve, em grande potencial, a leitura, uma vez que, antes de a música ser executada é feita a leitura textual do compositor, com sua respectiva interpretação. Através da letra da música a pessoa desenvolve a dicção, a maneira correta da pronúncia de palavras, enfim, conhece assuntos variados. A música sempre é avaliada, tanto pela sua qualidade educacional, quanto o lado poético.
Quanto ao que esse assunto se relaciona a parte da Interação Mediada por Computador, pode-se entender que a maioria das músicas, com toda sua complexidade de acordes, estão lá....na rede, prontas para serem executadas. Já se trabalha com o uso do computador, porém, com essa disciplina, espera-se ficar ainda mais preparada no uso dessa tecnologia.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

A tecnologia ao Alcance de Todos.

Aos poucos oa computadores se incorporam ao dia-a-dia da escola, e convidam o professor a repensar sua prática pedagógica e, fazer parte dos novos tempos por que não pedende apenas dos equipamentos modernos que a escola possui, para que ela faça parte da evolução tecnologica , mas da interação que ele permite entre professor e aluno no processo ensino aprendizagem abrindo um leque de novos conhecimentos. O professor não deve pensar que ele será substituido pela máquina, mas deve sim usufruir dessa valiosa ferramenta proporcionando prazerosos momentos de aprendizagem tarvés de jogos educativos, pesquisa na internet, blogs, produções textuais, etc..
Nova escola -Setmbro 2008 - Inclusaõ Digital
postado: Vicentina Ferreira

quarta-feira, 19 de maio de 2010

A Tecnologia ao Alcance de Todos

Ao poucos, o computador se incorpora no dia-a-dia da escola e, convida o professor a repensar sua prática pedagógica e, fazer parte dos novos tempos, pois a tecnologia esta proporcionando grandes mudanças na sociedade, e o professor precisa fazer parte dessa sociedade moderna , usufruir da tecnologia proporcionar uma aprendizagem prazerosa,

Tecnologia na Educação

olá colegas estou contribuindo no blog com o video da UNILASALLE e, convido-os a uma reflexão sobre o mesmo.
postado por Vicentina Ferreira