domingo, 30 de maio de 2010

Tese de Alex Primo

Viajando na internet encontrei esse maravlhoso video da tese de Alex Primo.
vale apena ver e refletir
postado por Vicentina
um abço.

Tecnologia e Educação - formação de professores!

Gostaria de destacar a importância da autonomia, enquanto característica que agrega também consigo qualidades como a iniciativa e a capacidade de avaliação crítica, no contexto do processo educacional que abrange o universo de potencialidades das tecnologias da informação e da comunicação.


A partir desta idéia, vale destacar a obra de Paulo Freire "Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa" como referência para a formação de professores adequada às necessidades atuais, as quais incluem práticas pedagógicas apropriadas para construir a autonomia dos educandos.

Paulo Freire destacou-se como um educador preocupado com o uso das tecnologias, que não as negava, mas incentivava seu uso discutindo sempre em benefício de que de de quem.


FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, 1999. Disponível para download em:

http://portal.mda.gov.br/portal/saf/arquivos/view/ater/livros/Pedagogia_da_Autonomia.pdf

Abraços, Giane!!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

A INTERNET E A NOVA REVOLUÇÃO NA COMUNICAÇÃO MUNDIAL

Encontrei este texto em minhas viagens virtuais e achei interessante esta leitura.
A INTERNET E A NOVA REVOLUÇÃO NA COMUNICAÇÃO MUNDIAL
Raquel da Cunha Recuero


.....

Tamanha reviravolta está sendo revivida neste final de século. Com o surgimento de um novo meio de comunicação, o mais completo já concebido pela tecnologia humana: a Internet. O primeiro meio a conjugar duas características dos meios anteriores: a interatividade e a massividade. O primeiro meio a ser, ao mesmo tempo, com o alcance da televisão, mas com a possibilidade de que todos sejam, ao mesmo tempo, emissores e receptores da mensagem. É a aldeia global de McLuhan concretizada muito além do que ele havia previsto. Uma aldeia repletas de vias duplas de comunicação, onde todos pode construir, dizer, escrever, falar e serem ouvidos, vistos, lidos. Com o surgimento deste novo meio, diversos paradigmas começam a ser modificados e nossa sociedade depara-se com uma nova revolução, tanto ou mais importante do que a invenção da escrita. O paradigma do pensamento linear está sendo superado por um novo paradigma: o pensamento hipertextual, que organiza-se sob a forma de associações complexas, considerado muito mais apto e completo para descrever e explicar os fenômenos do que o linear. Ao mesmo tempo, o advento do ciberespaço, um espaço novo, não concreto, mas igualmente real sugere uma reconfiguração dos espaços já conhecidos, das relações entre as pessoas e da própria estrutura de poder. Como meio de comunicação, a Rede, como também é conhecida, veio a preencher o coração da Sociedade da Informação, imaginada e criticada por pensadores como CASTELLS(1999). A informação passa a constituir a matéria-prima de nossa sociedade, fonte não apenas de capital, mas também de poder. E um espaço inteiramente constituído de informação, como a Internet, passa a ter um papel central nessa nova sociedade, tanto em termos de circulação de capital, como em termos de reconfiguração do espaço e das relações sociais. Este espaço, denominado por muitos como ciberespaço, ou espaço virtual é o cerne da revolução desta virada de século. O ciberespaço é um não-lugar. Não concreto, não físico, mas real.
pontomidia.com.br/raquel/revolucao.htm -

segunda-feira, 24 de maio de 2010

MÚSICA E TECNOLOGIA

Considera-se que a Linguagem Musical é uma Linguagem Universal. O trabalho com música desenvolve, em grande potencial, a leitura, uma vez que, antes de a música ser executada é feita a leitura textual do compositor, com sua respectiva interpretação. Através da letra da música a pessoa desenvolve a dicção, a maneira correta da pronúncia de palavras, enfim, conhece assuntos variados. A música sempre é avaliada, tanto pela sua qualidade educacional, quanto o lado poético.
Quanto ao que esse assunto se relaciona a parte da Interação Mediada por Computador, pode-se entender que a maioria das músicas, com toda sua complexidade de acordes, estão lá....na rede, prontas para serem executadas. Já se trabalha com o uso do computador, porém, com essa disciplina, espera-se ficar ainda mais preparada no uso dessa tecnologia.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

A tecnologia ao Alcance de Todos.

Aos poucos oa computadores se incorporam ao dia-a-dia da escola, e convidam o professor a repensar sua prática pedagógica e, fazer parte dos novos tempos por que não pedende apenas dos equipamentos modernos que a escola possui, para que ela faça parte da evolução tecnologica , mas da interação que ele permite entre professor e aluno no processo ensino aprendizagem abrindo um leque de novos conhecimentos. O professor não deve pensar que ele será substituido pela máquina, mas deve sim usufruir dessa valiosa ferramenta proporcionando prazerosos momentos de aprendizagem tarvés de jogos educativos, pesquisa na internet, blogs, produções textuais, etc..
Nova escola -Setmbro 2008 - Inclusaõ Digital
postado: Vicentina Ferreira

quarta-feira, 19 de maio de 2010

A Tecnologia ao Alcance de Todos

Ao poucos, o computador se incorpora no dia-a-dia da escola e, convida o professor a repensar sua prática pedagógica e, fazer parte dos novos tempos, pois a tecnologia esta proporcionando grandes mudanças na sociedade, e o professor precisa fazer parte dessa sociedade moderna , usufruir da tecnologia proporcionar uma aprendizagem prazerosa,

Tecnologia na Educação

olá colegas estou contribuindo no blog com o video da UNILASALLE e, convido-os a uma reflexão sobre o mesmo.
postado por Vicentina Ferreira

A Importancia da Recnologia na Educação

olá colegas estou contribuindo no blog com um video da UNILASALLE .

convido-os a uma reflexão .

postado por Vicentina M. Ferreira

A Importancia da Recnologia na Educação

olá coelgas estou contribuindo no blog com um video da U

Tecologia na Educação

Olá pessoal estou contribuindo com o video da UNILASALLE, e apreveito para convidá-los a uma refelxão.

bom trabalho a todos!!!!

postado por Vicentina Ferreira

terça-feira, 18 de maio de 2010

tecnologia na Educação



É importante refletir sobre o que diz Papert (1994, p.13).
Como qualquer outra estrutura social, a Escola precisa ser aceita por seus
participantes. Ela não sobreviverá muito além do tempo em que as crianças
não puderem mais ser persuadidas a conceder-lhe um grau de legitimidade.
Os docentes precisam mudar a sua metodologia ,o eixo do ensinar, optar pelos caminhos que levam ao aprender.Na realidade, torna-se essencial que professores e alunos estejam num permanente processo de aprender a aprender.
O desenvolvimento tecnológico vem obtendo grande influencia sobre a sociedade e as mudanças sociais, com o próprio vídeo da UNISALLE diz ‘’ o que a tecnologia irá fazer por nós daqui 15 anos?” (Vicentina Ferreira).

Tecnologia na Educação



É importante refletir sobre o que diz Papert (1994, p.13).
Como qualquer outra estrutura social, a Escola precisa ser aceita por seus
participantes. Ela não sobreviverá muito além do tempo em que as crianças
não puderem mais ser persuadidas a conceder-lhe um grau de legitimidade.
Os docentes precisam mudar a sua metodologia ,o eixo do ensinar, optar pelos caminhos que levam ao aprender.Na realidade, torna-se essencial que professores e alunos estejam num permanente processo de aprender a aprender.
O desenvolvimento tecnológico vem obtendo grande influencia sobre a sociedade e as mudanças sociais, com o próprio vídeo da UNISALLE diz ‘’ o que a tecnologia irá fazer por nós daqui 15 anos?” (Vicentina Ferreira).

Contribuindo com o blog



Olá pessoal,

No sentido de contribuir com o blog, lanço a seguinte imagem para que pensemos juntos!

Boa semana a todos.

Graziela

Interação mediada por computador

Dê um CLIQUE DUPLO neste 2010!
ARRASTE JESUS para seu DIRETÓRIO PRINCIPAL.
SALVE-O em todos SEUS ARQUIVOS PESSOAIS.
SELECIONE-O como seu DOCUMENTO MESTRE.


Que Ele seja seu MODELO
para FORMATAR sua vida:
JUSTIFIQUE-a e ALINHE-a
À DIREITA e À ESQUERDA,
sem QUEBRAS na sua caminhada.


Que Jesus não seja apenas
um ÍCONE, um ACESSÓRIO,
uma FERRAMENTA, um RODAPÉ,
mas o CABEÇALHO,
a LETRA CAPITULAR,
a BARRA DE ROLAGEM de seu caminhar.


Que Ele seja a FONTE da graça
para sua ÁREA DE TRABALHO,
o PAINTBRUSH para COLORIR seu sorriso,
a CONFIGURAÇÃO de sua simpatia,
a NOVA JANELA para VISUALIZAR
o TAMANHO de seu amor,
o PAINEL DE CONTROLE,
para CANCELAR seus RECUOS
COMPARTILHAR seus RECURSOS e
ACESSAR o coração de suas amizades..


COPIE tudo que é bom
DELETE seus ERROS.
Não deixe à MARGEM ninguém,
ABRA as BORDAS de seu coração,
REMOVA dele o VÍRUS do egoísmo.


Antes de FECHAR,
Coloque JESUS nos seus FAVORITOS
e seu 2010
será o ATALHO
de sua felicidade!
CLIQUE agora em OK
para ATUALIZAR seus CONTEÚDOS


penso que a interação mediada por computador está cada vez mais presente em nossas vidas e que num breve futuro quase que diariamente possamos interagir através deste fantástico meio de comunicação.
Abraços
Rejane

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Interação Mediada por Computador

Achei muito interessante o video sobre a tese de Alex Primo e, quero compartilhar com vocês.

IMC - objetos de aprendizagem

Objetos de Aprendizagem como recursos didáticos interativos

Olá a todos!


As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) vêm sendo cada vez mais utilizadas na educação. Nesse contexto, os Objetos de Aprendizagem (OA) vêm se mostrando como uma alternativa aos professores no apoio ao processo ensino-aprendizagem.
De acordo com Machado & Silva (2005), um objeto de aprendizagem tem como função atuar como recurso didático interativo, abrangendo um determinado segmento de uma disciplina e agrupando diversos tipos de dados como imagens, textos, áudios, vídeos, exercícios, e tudo o que pode auxiliar o processo de aprendizagem. Pode ser utilizado tanto no ambiente de aula, quanto na Educação à Distância.

Boas referências para utilização de Objetos de Aprendizagem no âmbito da educação que faz uso da interação mediada por computador podem ser acessados nos sites do RIVED e do BANCO INTERNACIONAL DE OBJETOS EDUCACIONAIS.


O RIVED (Rede Interativa Virtual de Educação) é um programa da Secretaria de Educação a Distância - SEED, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem.
Ressalta-se que um Objeto de Aprendizagem caracteriza-se como qualquer recurso que possa ser reutilizado para dar suporte ao aprendizado. Sua principal idéia é "quebrar" o conteúdo educacional disciplinar em pequenos trechos que podem ser reutilizados em vários ambientes de aprendizagem. Qualquer material eletrônico que provém informações para a construção de conhecimento pode ser considerado um objeto de aprendizagem, seja essa informação em forma de uma imagem, uma página HTM, uma animação ou simulação.
Os conteúdos do RIVED ficam armazenados num repositório e quando acessados, via mecanismo de busca, vêm acompanhados de um guia do professor com sugestões de uso. Cada professor tem liberdade de usar os conteúdos sem depender de estruturas rígidas: é possível usar o conteúdo como um todo, apenas algumas atividades ou apenas alguns objetos de aprendizagem como animações e simulações.

http://rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/


Abraços e até breve!!
Giane

Referência citada:
MACHADO, L.L; SILVA, J.T da. Objeto de aprendizagem digital para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem no ensino técnico em informática. 2005. 16f. Artigo. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.


Interação Mediada por Computador


Interação

A Interação Mediada por Computador , em nossas vidas um divisor de águas. Hoje analisamos como era e como agíamos antes da internet ,e como o fazemos depois dela ter entrado em nossas vidas. A sensação que temos é que hoje quem não usa essa ferramenta, está desconectado, está fora do mundo real.
O interessante é que o uso da internet neste modelo de ensino EaD, onde se faz uso de um ambiente totalmente virtual é que quanto mais aprendemos sobre o mesmo, mais ele desperta nosso interesse. Nossas oportunidades não ficam mais limitadas, ampliamos o nosso universo de informações, temos a garantia de navegar para o conhecimento em um ambiente digamos “socialmente informado” onde todos sem nem um tipo de discriminação vão receber as mesmas informações.
O mundo todo se beneficia com a internet, o que nos falta muitas vezes é informação sobre sites bons e seguros. A informática entrou em nossas vidas, e evolui assustadoramente rápido.
O que podemos perceber através do vídeo é que de alguma forma ou até forçadamente todos nos professores, administradores, etc... teremos de agir de acordo com as tendências do mundo atual, ou seja, fazer uso da Web. Colocar para que todos possam ter acesso aos mais diferentes assuntos, sob pena de sermos vistos como maus profissionais pela comunidade em geral.
Esta forma de trabalho vai exigir capacitação, dedicação, comprometimento, estudo e sobretudo muita clareza nas coisas. No momento que esta forma de comunicação for implantada termina uma Era e começa outra, a Era da transparência, da visibilidade, onde só existe uma forma de fazer as coisas: A forma correta.
( Vicentina M. Ferreira).

terça-feira, 11 de maio de 2010

IMC - Interação Mediada por Computador

Interação Mediada por Computador
 
   A interação mediada por computadores é uma temática muito contemporânea visto que este assunto cada vez torna-se mais comum nos locais em que nos encontramos nos dias atuais. No trabalho, nas escolas, nas empresas, enfim, o mundo hoje é movido pelo computador. Nós, seres humanos conversamos, trocamos e interagimos diariamente com estas máquinas que apresentam-se cada vez mais presentes entre nossas trocas de informações, relações, comunicações caracterizando aí a própria interação, que segundo Alex Primo significa: INTER + AÇÃO = ação entre dois sujeitos.

   Nossas cabeças giram perplexas de significados novos, e podemos dizer que este aqui tratado é um deles, IMC, parece que "morde" né? Mas nada mais, nada menos é que as trocas entre sujeito e máquina neste novo processo que insere-se em nosso contexto que é o computador. São estas relações que acredito eu, devem ser estudadas para que a partir da análises possamos distinguir os diferentes enfoques e principalmente as relações que estão entre sujeito e máquina.Percebendo assim, quais os benefícios e prejuízos que estas interação pode nos trazer neste processo.
   Fica como sugestão o site descrito abaixo, onde podemos encontrar mais informações referentes ao assunto e também compreender melhor alguns tópicos levantados pelo autor nesta temática IMC no livro ilustrado ao lado. O site oferece uma animação em flash para tornar melhor a visualização e compreensão dos diferentes "enfoques e desfoques" da interação que Alex Primo compreende.


Por enquanto é isso, e acredito que podemos ir enriquecendo essa temática com mais opiniões e sugestões das demais colegas!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Boas Vindas...

Olá pessoal, sejam bem-vindos ao blog da disciplina Interação Mediada por Computador.

Esperamos que a gama de informações disponibilizadas e discutidas ao longo destas tês semanas, neste blog, sejam significativas e possam ser transformadas em conhecimento. Desejamos um bom diálogo para todos!

Giliane e Tarcila