Gostaria de destacar a importância da autonomia, enquanto característica que agrega também consigo qualidades como a iniciativa e a capacidade de avaliação crítica, no contexto do processo educacional que abrange o universo de potencialidades das tecnologias da informação e da comunicação. A partir desta idéia, vale destacar a obra de Paulo Freire "Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa" como referência para a formação de professores adequada às necessidades atuais, as quais incluem práticas pedagógicas apropriadas para construir a autonomia dos educandos.
Paulo Freire destacou-se como um educador preocupado com o uso das tecnologias, que não as negava, mas incentivava seu uso discutindo sempre em benefício de que de de quem.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, 1999. Disponível para download em:
http://portal.mda.gov.br/portal/saf/arquivos/view/ater/livros/Pedagogia_da_Autonomia.pdf
Abraços, Giane!!
Obá!! otima sua contribuição " Paulo Freire"
ResponderExcluiresse video diz tudo mesmo, ele é um sábio.
um abço